top of page

OpenAI pode anunciar rival de busca do Google na segunda (13)


De acordo com informações da Reuters, a OpenAI pode estar se preparando para anunciar, na segunda-feira (13), um novo produto de busca baseado em inteligência artificial (IA) que virá como forte concorrente do Google. Embora a startup dona do ChatGPT não tenha confirmado o lançamento, rumores apontam que a possível data é estratégica, visto que o I/O do Google 2024, conferência anual que deve trazer novidades da big tech, ocorre na terça-feira (14). 


O rumor sobre um novo produto da OpenAI para competir com o Google remonta à semana passada; 

  • Tudo começou com um usuário do Reddit que percebeu a criação de certificados SSL para o domínio search.chatgpt.com

  • Também foi encontrado um tweet de um apresentador de podcast de IA lendo o nome do possível site de pesquisa; 

  • Outra razão que aumenta essas especulações é que o subdomínio do ChatGPT mencionado acima exibe uma mensagem enigmática de “Não encontrado”, ao invés de vez de gerar o comum erro 404 para uma página não existente; 

  • Não há detalhes sobre o suposto lançamento, e nenhuma confirmação oficial da OpenAI. Questionada pela Reuters, a empresa se recusou a comentar. 


A expectativa é que o produto de busca da OpenAI seja uma extensão de seu carro-chefe, o ChatGPT. Ele permitirá que o bot extraia informações diretas da internet e inclua citações, conforme relatado inicialmente pela Bloomberg. 


Embora o ChatGPT ainda tenha dificuldades em fornecer informações precisas, analistas apontam que usuários de todo o mundo já o consideram uma alternativa para coletar informações on-line, e com linguagem natural, facilitando a compreensão. 

Um buscador da OpenAI usando a tecnologia de IA do ChatGPT também parece ser benéfico à Microsoft, uma vez que a empresa, maior investidora e parceira da OpenAI, até agora não conseguiu desafiar significativamente o domínio de pesquisa do Google através do seu buscador próprio, o Bing.  


Pressionada a expandir sua base de usuários, uma análise da Similarweb mostrou que as medidas e atualizações que a OpenAI vem implementando impulsiona a companhia, que já está conseguindo retornar ao pico de tráfego mundial de maio de 2023.


fonte: olhardigital

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page